17 de setembro de 2007

Subscuta

Este fim de semana fui pela segunda vez ver um concerto no ciclo subscuta. Numa altura em que os "espaços alternativos" são os únicos onde se podem ver concertos regulares de nova música portuguesa, é bom verificar que a C. M. Barcelos continua a apostar neste ciclo oferecendo condições bastante aceitáveis a preços de bilheteira muito convidativos.

Por opção, e não apenas por razões orçamentais, os programadores de grande parte dos espaços culturais deixaram de apostar na divulgação da nova música nacional. Como consequência começaram a proliferar concertos em espaços underground, à margem da visível "cultura nacional". Pequenos bares e clubes que abrem as suas portas a espectáculos e enchem à medida do cartaz que apresentam.
Os grandes movimentos da história da música começaram assim. Projectos marginais que cresceram por mérito próprio. Um dia talvez os espaços culturais paguem a factura destas suas políticas de programação.

Mas é bom saber que, como em Barcelos, ainda há espaços que semanalmente nos oferecem espectáculos da verdadeira nova música portuguesa e talvez... talvez consigam agradar ao seu público.

Sem comentários: